terça-feira, 8 de julho de 2008

O "famoso" TCC no Unicesp

Analfabetismo funcional? NUNCA MAIS!!!



Por Márcia Henderson




Todo aluno ao ingressar em uma faculdade tem como sonho a graduação. E os cursos de graduação têm como objetivo formar o aluno e prepará-lo para o exercício profissional. Como avaliação do aprendizado, a faculdade exige um projeto que mobiliza os estudantes a colaborar com a pesquisa acadêmica que vai desde a escolha do tema até a apresentação do trabalho final, o que faz com que os alunos fiquem estressados, pois demanda quase tempo integral.

O TCC – Técnicas de Conclusão de Curso, o “bicho papão” dos discentes, tem como base a monografia, a dissertação e a tese, que deve abordar o tema selecionado pelo aluno, com coerência e consistência, além de um referencial teórico apropriado.

O Manual de Trabalho de Conclusão de Curso do Unicesp apresenta a partir do sétimo semestre, seu Projeto Pedagógico que fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, como resultado dos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos ao longo do curso de graduação, que pode ser acrescido na forma de monografia ou trabalho prático como a produção de revistas, site, reportagem, documentário programa de rádio entre outros.

No sétimo semestre, o aluno do Unicesp inicia o Projeto Experimental I com a elaboração do projeto de pesquisa e no oitavo semestre, o discente parte para o Projeto Experimental II sob a orientação de um docente, pós-graduado, mas a metodologia de pesquisar e apresentar resultados se mantém, como é exigido em todo projeto final.


Objetivos

Os objetivos do TCC dividem-se em duas etapas: gerais e específicas. A etapa geral têm como prioridade a elaboração do projeto de trabalho de conclusão de curso priorizando o tema-problema dentro da área de formação correspondente.

Já a etapa específica, tem como objetivo a construção da pesquisa, com embasamento teórico e metodológico, além de sistematizar os conhecimentos construídos pelo aluno no decorrer do curso, sabendo articular a parte teórica com as práticas adquiridas durante a vida acadêmica. Após isso se deve estruturar o trabalho científico conforme as orientações das disciplinas do Projeto Experimental I e II.



A Definição e operacionalização do TCC 1

A definição e operacionalização da monografia e do produto a ser desenvolvido, exigem um tempo determinado para ser concluído. A monografia deverá ser feita individualmente por cada aluno e os trabalhos práticos (produto) poderá ser desenvolvido em dupla, sempre sob a supervisão de um professor-orientador. Se necessário poderá ter a participação de um co-orientador aluno. Mas os alunos que optarem por desenvolver um produto devem necessariamente apresentar também um memorial descritivo.

Os alunos do sétimo semestre que estão na primeira fase do TCC executarão um projeto de pesquisa que será avaliada por uma banca preliminar de qualificação. Essa banca é formada pelo professor orientador e um professor do corpo docente do Unicesp.



O aluno deverá ter claro que seu projeto de pesquisa consiste em um trabalho de descrição dos procedimentos lógicos e científicos sobre o que se pretende investigar para isso não pode deixar de seguir a regra básica para o projeto:
Tema
Problema
Objetivos: Geral e Específicos
Justificativa
Marco teórico referencial
Hipótese
Metodologia
Grupo de trabalho
Cronograma
Orçamento
Bibliografia consultada.

Nessa primeira fase do TCC, nos projetos experimentais de produto que poderá ser feito em dupla, precisa ficar bem claro qual é a participação de cada aluno. Cada participante precisa ser objetivo sobre o que vai desenvolver, permitindo assim que se tenha uma avaliação individual sobre o que cada aluno desenvolveu.


O aluno também não pode esquecer que terá um tempo máximo de quinze minutos para apresentar à banca preliminar de qualificação. O discente deverá saber que será avaliado na redação em linguagem informativa e técnica, que terá que ser impessoal, preciso e objetivo, além de ter coerência e clareza na informação que irá passar . Para isso, o aluno deverá levar em conta a obrigatoriedade na assiduidade da agenda com seu orientador, pois se sua ausência injustificada poderá atrasar sua graduação.


No mais é ler, ler, ler e estudar, estudar, estudar. Para, enfim, escrever um bom projeto. Entendendo tudo o que leu e escreveu, é claro!


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