sexta-feira, 11 de julho de 2008

Brasil sofre mudanças na ortografia para unificação com países


Por Karina Pinheiro


Brasil vive o período de mudança na língua portuguesa. Aquele velho costume de colocar acento circunflexo e o trema nos hiatos átonos, assim como outras regras, com a reforma sofrerão mudanças ou serão extintos em vários países. As alterações serão apenas na ortografia, porém será o suficiente para confundir alunos, concurseiros e até mesmo professores.



Hoje, o português é falado por cerca de 230 milhões de pessoas em oito países diferentes (Brasil, Cabo verde, Moçambique, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Timor leste, São Tomé e Príncipe). A idéia da reforma ortográfica surgiu para unificar o idioma nesses países e, porque os brasileiros formam a maior nação participante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, Ainda assim, a Organização das Nações Unidas – ONU ainda não adotou o Português como uma de suas línguas oficiais, causando, algumas complicações na hora de se relacionar com esses países.

A pedagoga Graziela Furtado, 30, afirma que é imprescindível a reforma na língua portuguesa. “Temos em nosso grandioso dicionário muitas palavras que são mal utilizadas ortograficamente e com a extinção do trema, por exemplo, que na maioria das vezes não é utilizado, acabará tornando o erro em acerto”.

Mesmo com toda a proposta de mudança, alguns países não concordam com o acordo, como por exemplo, Portugal. Os cidadãos portugueses são os que mais sofrerão com as mudanças e por isso afirmam que seria como aderir a uma influência brasileira, tendo em vista que é o Brasil o maior país que fala a língua.

Para se adequar às novas normas, o Ministério da educação fez a Resolução/CD/FNDE nº17, de 7 de maio de 2008, que autoriza e obriga a adequação dos livros didáticos às mudanças implementadas pelo acordo ortográfico até 2010.

Confira algumas mudanças na reforma Ortográfica:
Trema: o acento será eliminado. Portanto, ‘Conseqüentemente’ passa a ser ‘Consequentemente’.
Acentos em ditongos: acaba o acento nos ditongos 'ei' paroxítonos. Dessa maneira, 'idéia' vira 'ideia'.

Acento circunflexo: quando dois 'os' ficam juntos também some. Logo, 'vôo' vira 'voo'.

Hífens: sai a maioria dos hífens em palavras compostas. Assim, pára-quedas vira paraquedas. Será mantido o hífen em palavras compostas cuja segunda palavra começa com h, como préhistória. Em substantivos compostos cuja última letra da primeira palavra e a primeira letra da palavra são as mesmas, será feita a introdução do hífen. Assim microondas vira micro-ondas.


Para saber mais clique aqui...

Nenhum comentário: