terça-feira, 8 de julho de 2008

Supletivo para brasileiros que vivem no Japão

Por Márcia Henderson



Os ministérios da Educação e das Relações Exteriores, juntamente com o Governo do estado do Paraná, realizarão este ano a X Edição dos Exames Supletivos no Japão. As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 15 de agosto, pela internet ou nos consulados do Brasil em Tóquio e Nagóia. As provas para o ensino fundamental serão aplicadas no dia 27 de setembro e as do ensino médio, dia 28.

Os exames supletivos de ensino fundamental e médio são aplicados em língua portuguesa para brasileiros que residem ou trabalham em serviços temporários no Japão. O candidato ao exame para ensino fundamental deve ter idade mínima de 15 anos completos e para o ensino médio, 18 anos. Os conteúdos exigidos para os candidatos estão disponíveis para consulta no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).


O Japão tem a terceira maior comunidade brasileira no exterior, depois dos Estados Unidos e do Paraguai. O país reúne cerca de 240 mil brasileiros em atividade temporária, dos quais 40 mil em idade escolar. Para atender pedidos dos trabalhadores brasileiros no Japão, o Ministério da Educação montou, em 1999, uma experiência-piloto com a Secretaria de Educação do Paraná para oferecer exames supletivos. Em 2005, os residentes na Suíça também solicitaram a aplicação das provas.


Fonte: www.mec.gov.br

Um comentário:

\o/ disse...

Embora a nota trate de educação, olhando melhor não aborda a temática desta revista (o universitário ou as universidades...)

bjs Solange